A CPT PI (Comissão Pastoral da Terra) em parceria com a Comissão Preventiva de Combate ao Trabalho Escravo e o Grupo de jovens “Força Jovem CPT” do mesmo município reazaram no dia 06 de Abril, na sede da Obra Kolpping uma oficina com o intuito de sensibilizar a juventude quanto à violência e uso de drogas no município de Porto (PI).
Localizada a 197km de Teresina, Porto. assim como outras cidades do estado, antes consideras pacatas, sofrem com o aumento significativo da violência e do consumo de drogas, sobretudo da juventude portuense. No mês de março desse ano a delegacia chegou a registrar oito assaltos, em apenas um fim de semana e o policiamento local é insuficiente, o que favorece essa realidade.
O índice de assaltos aumentou tanto a ponto de o Pároco da cidade, Pe. Adão, mudar o horário da missa de 07h30min da noite para as 05h00min da tarde de modo que os fiéis saiam da celebração antes do anoitecer.
A oficina aconteceu de forma dinâmica com boa participação da juventude, cerca de 40 jovens, incluindo a participação da turma do 3° Ano do Ensino Médio da U. E. Otávio Falcão. Foram apresentados dados sobre as drogas, tipos de drogas (licitas e ilicitas) e como evitar as possiveis experiencias.
A oficina faz parte de uma série de formações realizadas aos grupos acompanhados pela CPT PI. Esse trabalho formativo visa orientar e contribuir no crescimento das relações pessoais e coletivas desses grupos.
Ailton Costa e Teresinha Menezes
Imagens: Ailton Costa