Por Teresinha Menezes e Luis José
Os grandes projetos chegam às comunidades com falsas promessas de desenvolvimento e geração de emprego envolvendo principalmente os jovens da região, o que não passa de uma ilusão. O jovens das comunidades, geralmente não estão capacitados a realizar funções técnicas necessárias aos projetos restando-lhes apenas, mão de olbra barata e trabalho pesado.
Diante dessa realidade a CPT Piaui fortalece o trabalho com a juventude nas comunidades impactadas pelos grandes projetos informando sobre as reais consequencias aos jovens da instalação desses empreendimentos em suas comunidades. Através de atividades lúdicas, divertidas e criativas a CPT realiza encontros temáticos com esse público visando elucidar essas práticas e prevenir a exploração dos jovens.
Durante o dia 22 de abril acontece o II Encontro da Juventude das Comunidades Impactadas Pelos Grandes Projetos, mineração, Transnordestina e energia eólica, presentes na Diocese de Picos e região organizado pela CPT PI em parceria com a PJ-Pastoral da Juventude, Diocese de Picos e STTR de Curral Novo. . A comunidade Baixio dos Belos, do mesmo muinicipio, sedia o encontro desse ano.
Os membro da PJ realizaram uma reflexão a respeito dos sonhos e perspectivas de futuro para a juventude daquelas comunidades, as principais desafios, as forças e formas de resistência e ao fim da discussão apresentaram uma dramatização de situações vividas pelos jovens na atualidade.
Alguns jovens que compõe a coordenação da Pastoral da Juventude na diocese de Picos, Fernanda Dias, Brenda Reis e Micael Kaique, falaram sobre as dificuldades que os mesmos enfrentam, como jovens e estudantes militantes da pastoral, ao perceberem que a caminhada os ajudou a superar muitas barreiras e que é possível haver articulação nas comunidades em que eles vivem, conhecer suas causas mais urgentes e promover conexões com outros grupos juvenis de modo que essa juventude possua conhecimento e atitude diante das agruras da vida.
Imagens: Sebastião Batista