Diante dos desmontes e retirada dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores do país, sobretudo os do campo, a CPT Piauí realiza dias 22 e 23 de Junho, no Centro Guadalupe R. Dr. Area Leão, 1940 – Vila Operária, Teresina (PI), um Seminário sobre Direitos com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a conjuntura atual e seus impactos para os trabalhadores no campo além de construir alternativas e perspectivas sobore a temática para os movimentos sociais.
Em dezembro de 2016, a PEC 55 congela os gastos do governo por 20 anos, principalmente em saúde e educação, o projeto de lei (PL) 4.302/1998, que trata sobre os serviços de terceirização foi aprovado em março de 2017 pela Câmera dos Deputados e em seguida, o senado aprova a reforma Trabalhista. Essas são algumas das medidas implementadas pelo “desgoverno” atual, que privilegia os grandes grupos empresariais em detrimento dos trabalhadores e trabalhadoras, maior parte da população do país.
O seminário contará com a presença de cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o estado do Piauí e terá como facilitadores Antonieta Vieira, socióloga Doutora pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) que fará análise de conjuntura atual e o juiz do Trabalho e Professor da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) Carlos Wagner Nery trazendo uma discussão dos impactos da Reforma Trabalhista para o trabalhador rural.
Lançamento do Caderno de Conflitos no Campo 2017
Na ocasião, será feito o lançamento estadual do Caderno de Conflitos no Campo 2017. O relatório de 2017 destaca o maior número de assassinatos em conflitos no campo dos últimos 14 anos, 71 assassinatos (dado atualizado após divulgação em abril, quando chegou a informação de uma morte em Anapu) – 10 a mais que no ano anterior, quando foram registrados 61 assassinatos. 31 destes assassinatos ocorreram em 5 massacres, o que corresponde a 44% do total. Além do aumento no número de mortes, houve aumento em outras violências. Tentativas de assassinatos subiram 63% e ameaças de morte 13%.
Desde os anos 80, a CPT lança a cada ano, uma compilação dos dados dos conflitos ocorridos no campo. A situação política, econômica e social em que o país se encontra causa insegurança para os homens e a mulheres da cidade, mas principalmente aos do campo que não recebem a devida atenção às suas causas e necessidades, sendo invisibilizados e violentados constantemente pelo capital gerando conflitos e mortes no campo.
Os dados serão lançados nacionalmente hoje ás 14:30, em Goiania (GO) e os números são uma consequência das nefastas medidas adotadas por este programa politico que só traz destruição para o campo.
Texto: CPT Píauí Foto: Divulgação