Quebradeiras de coco de Miguel Alves participam do VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu: “Mulheres quebradeiras de coco: Resistência nos babaçuais”. Momento de avaliação, planejamento da organização das mulheres e acima de tudo esperançar a caminhada.

Por MIQCB

Cerca de 300 quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins além das instituições parceiras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e convidados se reunirão no VIII Encontrão intitulado “Mulheres quebradeiras de coco: Resistência nos babaçuais”. A atividade, que elegerá a coordenação geral do MIQCB, será realizada de 07 a 09 de fevereiro, pela primeira vez em terras paraenses, precisamente em  em São Domingos do Araguaia.

Durante os três dias de programação, além da eleição para a coordenação geral e confirmação das coordenadoras regionais (eleitas ao longo da realização dos Encontrinhos), serão definidos o Planejamento Estratégico do MIQCB para os próximos cinco anos e apresentados o novo Estatuto do Movimento. Vale ressaltar que desde novembro foram realizados Encontrinhos nas seis regionais do MIQCB nos 4 estados (MA,PA,PI e TO). Durante as atividades foram trabalhados três eixos estratégicos para o Movimento: Acesso livre ao Território e Babaçu, Educação Contextualizada e Acesso ao Conhecimento e Economia Solidária.

Veja também:

Mulheres da CPT-PIauí Participa do VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Bababaçu

As dificuldades e oportunidades levantadas ao longo dos Encontrinhos serão consolidadas no Planejamento Estratégico do MIQCB. Entre os temas abordados: o desafio do acesso livre ao território onde estão os babaçuais, a queima das florestas do coco babaçu e das pindovas (palmeiras jovens de babaçu), as violências físicas e psicológicas sofridas pelas quebradeiras de coco babaçu.