GT da XIV Romaria da Terra e da Água do Piauí realiza durante essa semana, visita às comunidades impactadas pelos empreendimentos (Transnordestina, Energia Eólica e solar, Mineração e agronegócio) na região da diocese de Picos-PI.

Na segunda (11) participaram de uma reunião no Assentamento Santa Fé e hoje, terça-feira (12), foi a vez do Assentamento Nova Esperança e de Assentados vizinhos, ambos na região de Pio IX, cerca de 40 famílias participaram da visita durante o dia de hoje.

O GT é formado por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Seplan, SDR, CPT, Cáritas e da Paróquia N. Sra.do Patrocínio e Diocese de Picos. As visitas seguem até dia proximo domingo (17) onde os participantes do GT realizam escutas das famílias e coleta de dados sobre o modo de vida e produção dos assentamentos e os impactos que estas famílias sofrem devido a instalação desses grandes empreeendimentos na região.

Ainda nos proximos meses haverão outras caravanas com o mesmo propósito em pontos e situações diferentes do estado do Piaui.

Veja também

Documento propositivo da 14° Romaria do Piauí é entregue ao Governo do Estado

14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

Entenda o caso

A XIV Romaria da Terra e da àgua ocorreu durante os dias 14 e 15 de Julho de 2018 na cidade de Picos-PI com a presença de mais de 5000 pessoas.

As demandas levantadas durante a XIV Romaria da Terra e da Água, realizada ano passado em Picos são reais e graves. O Estado tem sido negligente diante de tantas violações de direitos existentes no território piauiense.

O GT é formado a partir das pressões populares de comunidades, movimentos sociais, e organismos que juntos construiram uma pauta comun e exigem ação do Estado.

Texto e Imagens: CPT Piauí