Jovens da comunidade São Luis, município de Barras-PI, participam na última quarta feira (27) do Intercâmbio de saberes realizado na comunidade Cipó em Pedro II (PI) onde existe uma experiência de técnicas agroecológicas na produção de alimentos e criação de animais. O grupo de jovens de São Luis está em fase de implantação de um o projeto de quintais produtivos, manejo de galinha caipira, piscicultura e viveiro de mudas com isso, o intercâmbio tem o objetivo de formar e tirar dúvidas a partir de visita de campo a quintais produtivos e escola de agroecologia, acompanhadas de palestras na comunidade de Cipó.

O intercambio tem a realização da Comissão Pastoral da Terra, do Progere II em parceria com a Secretaria municipal da Juventude de Barras e comunidade Kolping Cipó de Pedro II. Todos e todas fortalecendo a juventude rural ao acesso de projetos e permanência na terra como forma de prevenção a migração que na maiorira das vezes vem maquiada de “oportunidades”, mas na verdade os jovens são aliciados e acabam por serem vítimas do trabalho escravo.

O encontro foi muito importante para os jovens que irão receber o projeto para que conheçam práticas alternativas e agroecologicas que contribuam na conservação da natureza. Para o jovem Antonio Luis Cardoso de Araujo participante do grupo de São Luis reafirma a relevância do encontro, levo daqui a importância do trabalho coletivo e organizacional do grupo bem como trabalhar de forma que não agrida o meio ambiente com princípios básicos de agroecologia.

Já a jovem Rosemeire de Sousa Ferreira afirma que as praticas que são adotadas na escola da comunidade Cipó reiteram os princípios de segurança alimentar, da agroecologia e da valorização da vida no campo, trabalhar essa temática com a juventude da comunidade… em grupo… em uma área onde tudo que se planta colhe.

 Texto: CPT Piauí    Imagens:Ailton Costa