A Comissão Pastoral da Terra no Piauí celebra 40 anos de Vida ao lado da mulher e do homem do campo. Nesses 40 anos de caminhada tivemos inúmeros desafios, mas também muitas vitórias conquistadas com a luta dos agentes, lavradores, lavradoras e dos amigos e amigas que sempre contribuíram com a nossa causa. Hoje vimos até cada uma e cada um que ajudou a construir a CPT–PI para agradecer, para lembrar e principalmente para animar a luta e fortalecer a ESPERANÇA.
Durante esse mês de Setembro, recordamos a MEMÓRIA subversiva dos mártires, pessoas que viveram e morreram pela causa da Terra tornando-se sementes em seus filhos e filhas para perpetuarem a suas lutas. Celebramos ainda todas e todos os agentes que passaram pela CPT que junto aos trabalhadores e trabalhadoras criaram sindicatos, assentamentos, transformações em diversas comunidades de norte a sul do estado do Piauí.
Reforçamos ainda, a necessidade da RESISTÊNCIA dos povos do campo em permanecer na terra diante de tantas adversidades que encontram de conflitos no campo, descaso do Estado, violações de direitos, segregação social, violência no campo crescente e sendo legitimada pelos poderes e ainda assim, mantém suas tradições, espiritualidades e modos de vida sempre observando a natureza e o Bem-viver. Essa resistência é combustível para o nosso trabalho e motivação para permanecermos na luta.
Durante esses 40 anos de Memória e Resistência jamais perdemos a ESPERANÇA de que um novo mundo é possível. Com isso, nossa caminhada nunca foi e não será em vão. Nessa certeza de transformação da vida, através dos trabalhadores e trabalhadoras continuemos juntas e juntos com a fé na vida que nasce e renasce no meio do povo.
É nessa esperança e certeza de que um novo dia já está chegando que chamamos você a continuar contribuindo com a nossa causa, para que o nosso trabalho permaneça vivo junto aos povos da Terra, das Águas e das Florestas.
Partilhar é contribuir com a vida no campo!
Texto e imagem: CPT Piauí