Durante os dias 21, 22 e 23 de Novembro estiveram reunidos no Sítio Santo Graal em Teresina-PI, equipes, comissões e coletivos de comunidades que atuam em seus municípios e territórios na defesa dos direitos, debatendo e construindo estratégias frente às forças do Capital que os impactam. A partir de cada experiência relatada e avanços alcançados, novos caminhos surgem e a esperança se fortalece.
O Intercâmbio Regional das Comissões é uma atividade do calendário da CPT Piauí onde se reunem equipes de planejamento de todos os eixos da organização para avaliar e planejar novas ações de trabalho na base. Do eixo Migração e Trabalho Escravo aprticiparam as Comissões de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo dos municípios de Currais, Barras e Porto, do eixo Terra e Meio Ambiente estava a Comissão Intercomunitária de Curral Novo frente à mineração e o Coletivo de Comunidades Impactadas pelo Agronegócio -Cerrado Piauiense.
A troca de conhecimento é um aprendizado valioso, algo que permanece na vida de todos e todas, “a interação e a particpação, a constribuição de cada fala, de cada pessoa, de cada comunidade, a troca e experiências… a gente aprende a lidar mais com o povo, conhece novos amigos, outras realidades e a dedicação de cada um” são importantes destaques do que foi vivido durante esses três dias por Ermínio Júnior, 22 anos, Território Indigena Vão do Vico, Município de Santa Filomena-PI.
Foto: Teresinha Menezes
As partilhas revigoram as forças e renovados conseguem muito mais porque “… forças sempre vão existir, com somas de todos e todas para que sua existência e resistência possa estar sempre caminhando juntas, fortalecendo toda essa missão. Combatendo todas essas ameaças em uma forma de organização coletiva, conhecimento e compromisso…” disse Aurineide Camilo, Comunidade Bela Fonte, União-PI.
Nessa perspectiva de somar, todos somos um, “tudo está interligado nesta casa comum”, permaneçamos unidos e unidas. Nossos sonhos são os mesmos, nossa missão é transformar, vamos juntos de mãos dadas nesta caminhada.
Texto e imagens: CPT Piauí