No Piauí o avanço da Covid-19 tem se intensificado rumo ao interior do estado e até esse momento muitas comunidades não tinham tido acesso a máscaras de proteção nem a álcool gel. Diante disso, a CPT, preocupada com a segurança e a saúde das famílias presentes nessas comunidades, na última terça feira (06), fez a entrega de kit’s de higiene em quatro comunidades tradicionais na região do cerrado.
Essas famílias e territórios sofrem impactados pelo agronegócio e ameaçadas de expulsão de suas localidades. Além de enfrentarem esses conflitos que assolam a vida dessas famílias, agora com a pandemia, essa situação se torna ainda mais complexa, assim, essa iniciativa surge visando atender as famílias em situação de emergência decorrente do Coronavírus.
Os kits foram entregues em três municípios, em Baixa Grande do Ribeiro aos indígenas e brejeiros nas comunidades Morro d’Agua, Chupé e Barra da Lagoa, no município de Bom Jesus foram atendidos ribeirinhos da comunidade Salto e em Santa Filomena, o território indígena Vão do Vico foi contemplado. Ao todo cerca de 300 pessoas foram atendidas.
A CPT Piauí continua com o acompanhamento as comunidades tradicionais do estado e todos os esforços para garantir a saúde e a vida das populações tradicionais são necessários e urgentes.