Nos dias 09 a 11 de Maio o Campus de Bom Jesus da UFPI recebe a IV Mostra Terra em Cena, um evento que usa o audiovisual e cultura popular como resistência e valorização camponesa. A programação inclui seminários, sessões de cinema e teatro, oficinas de capacitação e apresentação musical (pife e sanfona), que acontecerão na praça central da cidade, em espaços da UFPI e do Teatro Alard.

             A proposta é de incrementar a cultura política e a formação estética do público piauiense, exibindo e debatendo as mais variadas expressões populares ocultadas, apropriadas ou desqualificadas pela indústria cultural. Quer fortalecer e ampliar a articulação do Terra e Cena e Cenas Camponesas com os movimentos sociais e outros coletivos de cultura que atuam no Piauí e Distrito Federal. A mostra pretende ainda ser um espaço formativo para os coletivos artísticos participantes.

            O evento irá reunir o acervo de materiais audiovisuais e teatrais do Campo e amanhã (11) será realizado um momento das Juventudes presentes no evento. Na oportunidade, a CPT-PI fará o lançamento da Revista Cerrado e apresentará os documentários: Cerrado: rostos, vidas e identidades; Manifesto da Juventude Impactada pelo Agronegócio; e A liberdade não tem preço.

 Assista aos documentários exibidos na IV Mostra Terra em Cena  aqui.

            Cerca de 300 pessoas entre mulheres, homens e jovens são esperados para participarem da A IV Mostra Terra em Cena. A CPT-PI está presente nas apresentações e discussões com a representação de 40 jovens oriundos das comunidades Melancias, Brejo do Miguel e Lagoa dos Martins (Gilbués), Comunidade Indígena Gamela Vão do Vico, Povoado Sete Lagoas (Santa Filomena), Quilombo Brejão dos Aipim  do (Redenção do Gurguéia),  Assentamento Flores/ Taboca, da comunidade Laranjeiras e Brejo (Currais).

Leia Também:

1° Encontro Nacional das Juventudes do Cerrado

Acontece no Piauí curso de formação de lideranças das comunidades do Cerrado

Água é Vida – Preservação de Nascentes no Cerrado Piauiense

 O evento é organizado pelo Terra em Cena, programa de extensão da UNB, em cooperação técnica e científica com o projeto Cenas Camponesas, da UFPI, ambos ligados às Licenciaturas em Educação do Campo, Juventude da Comissão Pastoral da Terra (CPT/PI), Ceicine (DF), Brigada de Juventude “Marisa Letícia” do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA/PI), Banda Cajú Pinga Fogo, entre outros.