A XVI Romaria das comunidades de Porto aconteceu no dia 18 de Junho de 2022, após dois anos sem realização devido a pandemia da Covid-19. Esse ano o tema “Terra e água direitos sagrados!” segue o mesmo tema da tema da XV Romaria da Terra e água estadual que acontecerá no próximo mês no município de Piripiri.
Várias comunidades e pastorais estiveram presentes na romaria das comunidades, e contribuíram para a realização desse momento, entre elas: a Comissão pastoral da terra, kolping, pastoral da família, pastoral dos coroinhas, Mães que oram pelos filhos, Piçarreria I e II , João Pinto, Brasileira, representantes das cidades de Barras, Campo Largo e Miguel Alves além do município de Brejo no Maranhão e todos os romeiros e romeiras que participaram.
Veja também:
Lançamento da 15ª Romaria da Terra e da Água no Piauí – Cruz Peregrina chega a Teresina
15ª Romaria das Comunidades acontece em Porto-PI
Desde a madrugada do dia 18, os romeiros concentraram-se na igreja matriz de Porto e às 5h, cerca de 500 pessoas saíram em caminhada, alegres, cantando hinos de louvor e dando seus gritos de clamor pelo caminho reivindicando as demandas dos povos e comunidades de Porto-PI.
Com mais de 8 km de percurso ao todo os romeiros caminharam passando pelos bairros Mutirão, Conjunto Morada do Porto e Fortaleza, ao chegarmos à comunidade Mocambo, houve o café da manhã para os romeiros. Em seguida a presidente da comunidade Erinalda, dá o grito pela construção de uma estrada importante para os moradores da região, que liga a comunidade Mocambo ao Canto da Canoa.
Na próxima parada, na comunidade Guabiraba I, os romeiros foram recepcionados com a imagem de São Sebastião padroeiro da comunidade e prontamente o Padre Raimundo, da paróquia de Santa Luzia de Barras, que participava do evento, realizou uma oração e reflexão sobre a vida de São Sebastião, ainda nesse momento a presidente da comunidade, conhecida como dona Pitica, dá o seu grito ao poder público pela construção de uma galeria em alguns trechos da estrada, para melhorar o acesso a comunidade no período de inverno. Chegando a comunidade Guabiraba II, a presidente Ivanice grita pela construção de um posto de saúde, para beneficiar as famílias desta comunidade e outras que estão no entorno. Para finalizar, uma missa foi celebrada em ação de graça ao coletivo de comunidades e entidades da sociedade civil organizada do município, pelos Padres Adão Ribeiro da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Porto e Raimundo da paróquia de Santa Luzia de Barras.
Chamar às pessoas ao debate é uma ação conjunta na busca por terra e água e direitos para quem precisa. A romaria das comunidades de Porto esse ano faz 16 anos de história e foi de extrema importância para fortalecer a luta e animar as comunidades para XV Romaria da Terra e da água, marcada para acontecer nos próximos dias 16 e 17 de julho, no município de Piripiri.
Veja mais fotos da Romaria das Comunidades de Porto-PI