A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 divulgou carta aberta da 15ª Romaria da Terra e da Água ao povo do Piauí. O evento, realizado em parceria com a Igreja Católica e o poder público, aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, na cidade de Piripiri, e teve como tema ‘Terra e Água: Direitos sagrados’ e lema ‘Deus deu a terra aos seus filhos’ (Sl 115, 16).

O documento apresenta uma síntese da escuta dos clamores do povo, apresentados nos cinco seminários temáticos da romaria, sendo eles: ‘a vida na mira do desenvolvimento, projetos econômicos no Piauí’, ‘espaço sagrado – território pesqueiro tradicional’, ‘juventude, projeto de vida, ruralidades e mundo urbano’, ‘intolerância e cultura do ódio’ e ‘os desafios da questão fundiária urbana e rural’.

A Diocese de Bom Jesus do Gurgueia foi escolhida para sediar a 16ª edição da Romaria da Terra e da Água no Piauí em 2025. O anúncio foi feito pelo bispo de Parnaíba e presidente da Comissão Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Juarez Sousa da Silva, durante a celebração de encerramento da 15ª Romaria, em Piripiri.

O bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Antonio Tavoni, recebeu a cruz peregrina de Dom Juarez e falou da alegria que é poder recepcionar a próxima edição, “em comunhão com toda a Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, é uma imensa satisfação poder recepcionar a 16ª edição da Romaria da Terra e da Água. Também em nossa região, precisamos fazer ecoar o grito por justiça, paz, cidadania e sustentabilidade. Todo o extremo Sul do Piauí se alegra com esta oportunidade, disse”

Leia também:

14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

“Terra e Água Direitos sagrados” : Faltam menos de quinze dias para a 15° Romaria da Terra e da Água do Piauí

Confira no link abaixo a íntegra do documento.

 “Nos dias 16 e 17 de julho de 2022, na cidade de Piripiri, Diocese de Parnaíba-PI, terra do sangue derramado da agricultora Antônia Flor, morta em 1984 na luta pela garantia da vida e da reforma agrária, nós, cristãos bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas das comunidades, pastorais e movimentos
sociais, agricultores e agricultoras e sociedade civil organizada, nos encontramos na 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, com mais de cinco mil pessoas de todas as Dioceses do Regional Nordeste 4 da CNBB e outras organizações do povo de Deus, refletindo e celebrando o tema da Romaria: TERRA E ÁGUA: DIREITOS SAGRADOS e o lema DEUS DEU A TERRA AOS SEUS FILHOS (Sl 115, 16).

Reafirmamos com o salmista a certeza de que a terra doada por Deus a seus
filhos e filhas precisa ser cuidada para a garantia integral da vida, como defende o Papa
Francisco: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum
trabalhador sem direito, nenhuma pessoa sem dignidade que provém do trabalho.”
A escuta dos clamores do povo, apresentados nos cinco seminários temáticos
desta romaria ecoam para toda a sociedade piauiense,…”

Confira no link abaixo a íntegra do documento.

CARTA-DA-15a-ROMARIA-DA-TERRA-E-DA-ÁGUA-AO-POVO-DO-PIAUÍ   

Veja mais fotos: