A resistência das comunidades rurais na proteção de suas memórias

Estudos antropológicos para titulação de territórios coletivos indicam que há comunidades rurais no Sul do Piauí há pelo menos seis gerações. Nas últimas décadas, entretanto, o avanço do agronegócio causou diversas violações aos direitos dos povos e comunidades tradicionais que ali vivem. De que forma essas violações impactaram suas histórias de vida? Como a ancestralidade está presente nessas comunidades? Essas são algumas das questões que serão respondidas na terceira temporada da série em áudio Aqui É Meu Lugar.

Esta temporada foi construída colaborativamente, em parceria com o Coletivo Povos e Comunidades Tradicionais do Piauí e Comissão Pastoral da Terra. Tem como objetivo garantir o direito à memória e de contar a própria história. Como o avanço do agronegócio tenta destruir os modos de vida de povos e comunidades tradicionais, é importante conhecer e preservar raízes para fortalecer o sentimento de pertença.

A terceira temporada de Aqui é Meu Lugar é composta por oito episódios com cerca de oito minutos cada, e vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras. Ouça!

Ouça também:

PODCAST – Aqui é meu lugar: a resistência das comunidades rurais na proteção dos territórios

Aqui é o meu lugar: CPT Piauí em parceria com a Rede Social lança podcast sobre a resistência das comunidades rurais aos impactos do agronegócio