Agricultoras/es familiares do município de Antônio Almeida-PI, 403km de Teresina, estão participando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que promove o acesso à alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar. Essa iniciativa é fruto de uma parceria da Comissão Pastoral da Terra no Piauí, a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF) e também do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de Antônio Almeida. Essas 12 famílias são acompanhadas pela CPT no município oriundas das comunidades Pindaíba, Formiga e PAA Beleza, foram cadastradas no programa no final de 2022 pela CPT e STTR.
O programa destinou R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para o município de Antônio Almeida e cada família envolvida terá direito uma participação no recurso. Neste mês de julho de 2023, os produtos da agricultura familiar começaram a ser entregues ao Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, este, atende famílias em situação de vulnerabilidade econômica social, e os alimentos oriundos da agricultura familiar serão destinados a essas famílias.
Vale destacar que apesar de ser um recurso pequeno, tem um valor significativo, pois, além de ter a valorização da agricultura familiar, esses alimentos vão ajudar famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica social a enfrentar o desafio da superação da fome. Essa ação vai de encontro a Campanha da CPT lançada recentemente com o tema “Fraternidade SEM fome” onde se conecta com a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que em 2023 pauta o combate à fome e a luta pela garantia da soberania alimentar da população brasileira.
A CPT tem criado estratégias para contribuir na redução das milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias no país. Uma dessas estratégias é fortalecer a parceria com o STTR, SAF e o poder público local com o objetivo de ampliar o número de famílias inseridas no PAA e atender mais famílias que necessitam de alimentos para saciar suas necessidades de pão e dignidade humana.
Veja mais imagens da entrega dos alimentos