A Comissão Pastoral da Terra no Piauí em parceria com o Ministério Público do Trabalho, realizou no dia 27 de janeiro o Seminário: “Sim, ao Trabalho, a Dignidade! Não à Escravidão” em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil.
Durante a manhã o procurador do trabalho Carlos Leite explicou sobre as características do trabalho escravo, apresentando casos reais fiscalizados pelo MPT -PI reforçando a questão dos direitos dos trabalhadores e as formas de denúncia. Na parte da tarde a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar apresentou as políticas públicas de atendimento às vítimas do trabalho escravo já existentes no Estado e as formas de acesso a estas políticas.
Leia também: Sim, trabalho escravo ainda existe! 28 de Janeiro – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Cerca de 90 pessoas, de diversos municípios, participaram do evento que aconteceu durante o dia no Centro Guadalupe, em Teresina-PI.
Representantes de movimentos, associações de moradores, poder público, sindicalistas, trabalhadores e trabalhadoras rurais participaram do seminário.
Como encaminhamentos do seminário surge a necessidade de continuar com formações como esta, bem como maior atenção das lideranças nas comunidades para possíveis situações de violação de direitos dos trabalhadores e denunciar caso seja necessário..
texto e imagens: CPT Piauí
Veja fotos do Smeinário aqui