Durante os dias 26 a 28 de abril, a Comissão Pastoral da Terra no Piauí deu início ao primeiro módulo do Curso de Formação de Novos Agentes, no Centro Guadalupe, em Teresina-PI.
O curso de formação de novos agentes é formado por lideranças, jovens e adultos de comunidades acompanhadas pela CPT nas dioceses de Teresina, Campo Maior, Picos, Floriano e Bom Jesus. O primeiro módulo dessa formação se aprofunda na história, nos conceitos e na missão da CPT.
O curso é parte das ações do projeto “Aqui é nosso Chão” uma parceria da CPT com a Misereor KZE e Desenvolvimento e Paz.
No primeiro dia, o encontro foi assessorado por Thiago Valentim, agentes da CPT no Ceará, coordenador da articulação das pastorais do campo no Brasil. Thiago, através de um estudo bíblico dos textos Ex. 3, 7-10; Lc 6, 20-26 e Lc. 7, 11-17 e apresentando ao grupo uma base da fundamentação teórica da criação da CPT no Brasil trazendo elementos e acontecimentos históricos da Igreja e importantes para a permanecia da CPT até hoje.“O livro de Lucas Lc. 7, 11-17 onde fala sobre a dor de uma mãe com a perda de um filho, Jesus, se compadece e ressuscita o filho, assim é a CPT nas nossas comunidades, vem trazendo esperança, um novo renascer” afirma Julia Messias, agente da CPT em formação, do município de Currais-PI.
No segundo dia, a organicidade e as metodologias utilizadas pela CPT, deram o tom do encontro, a educação popular e o teatro do oprimido são exemplos das metodologias que a CPT utiliza, este momento foi assessorado por Gregório Borges, agente da CPT no Piauí. Na parte da tarde os agentes em formação utilizaram na pratica essas metodologias e, em grupo, planejaram atividades como: preparar uma mística, uma reunião, um seminário, uma oficina e uma audiência envolvendo as temáticas estudadas e inspirados no trecho “ver, ouvir, conheço, desci, a quinta é ação e missão que vamos seguir”, da música “As cinco lições da vida”, de Gregório Borges.
Na manhã do domingo, os grupos apresentaram de forma criativa suas propostas de atividades e a assessoria levantou observações a cada grupo, nessa partilha, uma equipe se aprimorava com os elementos da outra e como forma de vivenciar o tempo comunidade, dentro da pratica da pedagogia da alternância, mais uma das metodologias apresentadas, os e as agentes apresentarão as atividades produzidas nas suas comunidades e territórios, este exercício será apresentado no próximo módulo.
O segundo módulo do curso de formação de novos agentes da CPT Piauí esta previsto para julho deste ano, o tema abordado trará debates sobre os conceitos de Estado e Sociedade, propiciando aos agentes pastorais uma visão crítica sobre os principais desafios contemporâneos, fundamentada na teoria e iluminada pela prática e vivência do evangelho.