“Romper cercas, tecer teias, a terra a Deus pertence”

A formação na Comissão Pastoral da Terra é compreendida como um processo permanente, dialético e abrangente de construção coletiva do conhecimento a partir das experiências para que seus/suas agentes. Na perspectiva de que ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas, convocados/as pela memória subversiva do Evangelho, reafirmem-se e se fortaleçam na missão pastoral e ecumênica, solidária e inclusiva, educativa e transformadora, própria da CPT, junto aos camponeses e camponesas, para que estes, construam sua autonomia e sejam protagonistas de sua libertação.

leia também: Novas e Novos Agentes da CPT “animados pela fé” participam do II módulo de formação no Piauí

CPT Piauí realiza curso de formação de Novos Agentes

Lideranças, jovens e adultos de comunidades acompanhadas pela CPT nas dioceses de Teresina, Campo Maior, Picos, Floriano e Bom Jesus participaram da formação de novos e novas agentes que aconteceu em três módulos, durante os meses de abril, julho e setembro de 2024, respectivamente.

No primeiro módulo da formação, foram abordados temas como a história, os conceitos e a missão da CPT, no segundo, as discussões foram acerca dos papeis históricos de Estado e Sociedade e no terceiro módulo, o campesinato deu o tom dos trabalhos. A formação é parte das ações do projeto, “Aqui é nosso chão”, uma parceria com a Misereor KZE e Desenvolvimento e Paz.

De acordo com Valnice Oliveira Regio, agente da CPT na comunidade Guabiraba II, município de Porto-PI, a metodologia da educação popular, aplicada durante a formação, facilitou o processo de aprendizagem e compreensão dos participantes, “… pude aprender um pouco sobre educação popular e perceber que essa educação além de acompanhar, apoiar, também inspira ações de transformação social. Ela visa a formação de sujeitos com conhecimentos, consciência cidadã e organização do trabalho político, … no segundo período deu pra entender que … o Estado representa a autoridade mais centralizada, a sociedade civil representa a diversidade de voz e interesses da sociedade”, explica.

Os agentes que já atuam em suas comunidades e territórios retornam para a base, com maior propriedade a cerca dos temas abordados durante o curso, ampliando e fortalecendo a pertença, a missão da CPT, além da presença fraterna e solidária junto aos povos do campo.

Veja fotos dos três módulos da formação de novos agentes da CPT Piauí 2024, clique aqui.