“Fique esperto, trabalho escravo ainda existe” é o tema da campanha promovida pela Comissão Pastoral da Terra no Piauí, por meio de comissões formadas por agentes, jovens, trabalhadores e trabalhadoras rurais das cidades de Barras, Currais, Porto e União. Também em parceria com o instituto Ubíqua e com apoio da Brucke Le pont.
O objetivo da campanha é alertar trabalhadores e trabalhadoras sobre os riscos do trabalho escravo contemporâneo no Piauí, prevenir e denunciar.
A campanha foi pensada, elaborada e gravada por jovens, trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado do piauí atuantes na prevenção ao trabalho escravo nos municípios acima citados. Foram 06 oficinas virtuais de elaboração conduzidas pela equipe CPT Piauí e o Instituto Ubíqua no Piauí.
Mais de 1.800 pessoas foram resgatadas no Brasil em 2021, no Piauí, os resgatados somam 41 trabalhadores em situação análoga à escravidão. Dentre estes, duas mulheres e dois adolescentes.
Entre as principais vítimas, estão homens negros, com idade entre 18 e 34 anos, analfabetos ou com pouca escolaridade, que pararam de estudar ainda no ensino fundamental.
O trabalho escravo contemporâneo, portanto, continua tendo cor e classe, e se beneficia da vulnerabilidade social, acompanhando o difícil acesso à educação e a deterioração das condições econômicas.
Em função desta realidade perversa, nasce a campanha “FIQUE ESPERTO! TRABALHO ESCRAVO AINDA EXISTE!’
Conheça a gora todas as peças produzidas durante a campanha. Compartilhe os materiais e ajude a combater o trabalho escravo.
Vídeos
Os vídeos foram desenvolvidos pelas equipes dos municípios de União, Porto e Barras .
O vídeo da equipe da CPT União-PI faz parte da Campanha “Fique esperto, Trabalho Escravo Ainda Existe!” . O vídeo foi pensado, elaborado e gravado por jovens e trabalhadores e trabalhadoras rurais das comunidades Bela Fonte, Zundão dos Binhas e representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais do município de União no estado do Piauí.
Participantes da Campanha: Agentes da CPT União.
Antônio Saraiva, Ana Carine de Jesus Mel, Ariele Viana, Aurilane Viana. Aurineide Camilo, Genivaldo Fernandes de Oliveira, Maria Clara Santos Bezerra, Maria Helena Bezerra da Conceição, Maria de Nazaré Bezerra Araújo;
CPT Porto Piauí – Este vídeo faz parte da Campanha “Fique esperto, Trabalho Escravo Ainda Existe!” , Esse vídeo foi pensado, elaborado e gravado por jovens e trabalhadores rurais resgatados em situação análoga a escravidão do município de Porto no estado do Piauí.
Participantes -Equipe da Campanha –Agentes da CPT Porto-PI
Ivanildo Carvalho Jackson Sanção, Oliveira Maria Eduarda Bastos, Maria Lúcia Mascarenhas, Paulo Henrique Carvalho, Raimundo Ferreira.
CPT Barras Piauí -Este vídeo faz parte da Campanha “Fique esperto, Trabalho Escravo Ainda Existe!”. O vídeo foi pensado, elaborado e gravado por jovens e trabalhadores rurais resgatados em situação análoga a escravidão do município de Barras no estado do Piauí.
Participantes: Equipe da Campanha –Agentes da CPT Barras-PI
Ailton Carvalho Costa Francisco das Chagas Sousa, Guilherme Viana de Jesus, José Henrique da Costa, Maria Eduarda de Oliveira Silva, Maria Gabriela Oliveira Almeida, Rayssa Mariane Da Conceição Ramos, Simone Araújo da Silva, Verônica Silva Da Costa;
Cards
Os card surgem a partir das sugestões e discussões sobre textos e imagens a serem utilizadas e foram construídos por todas e todos durante as oficinas de elaboração da campanha.
Radio clip e Jingle da Campanha
o Radio Clip e o Jingle fazem parte da Campanha “Fique esperto, Trabalho Escravo Ainda Existe!” .O radio Clipe foi pensado e elaborado por jovens e trabalhadores rurais do município de Currais no estado do Piauí.
O Jingle tem letra de Tatisanária dos Santos, agente da CPT Currais -PI e mixagem de Zé Roraima e Corais;
Participantes da Campanha- Agentes da CPT Currais:
Étima Pereira dos Santos, Francisco Neto, Ivanete Oliveira, Mercês Alves, Noel dos Santos, Sabrina Quirino, Tatisanária dos Santos, Vitória Silva,.