No último sábado, 02 de julho de 2022, na Escola agrícola do município de Miguel Alves, a CPT Piauí reuniu vários grupos da diocese de Teresina para um encontro de troca de saberes, sabores, experiências vividas e lições aprendidas.
Participaram do encontro, cerca de cinquenta pessoas dentre estes, representantes dos grupos, de jovens, trabalhadores, trabalhadoras rurais e mulheres quebradeiras de coco babaçu de Miguel Alves. Do município de União estiveram presentes participantes da comissão de prevenção e combate ao trabalho escravo, sindicato de trabalhadores rurais e mulheres horticultoras de União.
Durante a manhã a Ir. Antonieta facilitou o momento com uma formação sobre a missão do cristão batizado e de como é importante agirmos com os valores cristão em todos os espaços em que atuamos, casa, família, igreja, sindicatos, escola e outros. Após a explanação foi realizado um trabalho de grupo que reforçou a participação coletiva e a importância de olhar com empatia para a comunidade. Donato, assentado do PA Novo Paraíso, afirma a importância do coletivo “devemos nos preocupar sempre com o coletivo, o individuo é importante, mas o coletivo é muito mais”.
Veja também:
CPT Piauí realiza Intercâmbio dos grupos em Luis Correia
Durante a tarde membros da comissão de prevenção ao trabalho escravo de União realizaram uma gincana com perguntas de conhecimentos sobre a CPT e sobre trabalho escravo entre os grupos, foi um momento descontraído de aprendizado com muita animação. Maria Lúcia, quebradeira de coco babaçu de Miguel Alves reforça a alegria de participar de momentos como este, “eu gosto muito de estar junto com as pessoas, nesses trabalhos coletivos, aprendendo e participando”, afirma.
A alimentação foi partilhada e todos os grupos contribuíram para que p encontro acontecesse, momentos como esse reforça a partilha, a doação, a acolhida e o envolvimento coletivo.
Veja mais imagens do encontro: