Acontece nos dias 07 e 08 de Junho a Semana de Meio Ambiente em Curral Novo (PI). O evento é uma realização da Comissão intercomunitária de Comunidades Impactadas pela Mineração, Comissão Pastoral da Terra- CPT PI, área Pastoral de C.Novo, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e as Secretarias de Educação e do Meio Ambiente do município de Curral Novo.
A semana será marcada por dois dias de palestras nos três turnos de funcionamento das escolas municipais e estaduais da sede de Curral Novo envolvendo professores, crianças e jovens sobre a preservação dos recursos naturais, a participação do Homem no meio e as situações de riscos para natureza causada pela ação degradadora provocada pelos grandes projetos. Os estudantes desenvolverão textos, desenhos, pinturas e outras peças culturais como musica, dança e teatro que serão apresentadas e expostas na praça da cidade na noite do dia 08/06 para a apreciação de toda a comunidade.
A atividade tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o cuidado que se deve ter pela natureza e principalmente, desmitificar o pensamento que o projeto de mineração é um avanço para o desenvolvimento do município. Pelo contrário, os projetos de mineração trazem destruição para a natureza e para as famílias que vivem nas áreas afetadas.
Porque essa data?
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Entenda o caso
Em 2014 foi realizada uma Romaria das Comunidades reanimando e valorizando as famílias e o chão onde vivem e produzem. Permanecendo nessa união e mais organizadas as famílias realizaram em 2015 a “Missão das Comunidades Impactadas pela Mineração” onde tiveram um maior envolvimento das pessoas e de outras instituições além da CPT-PI como a Diocese de Picos, Pastorais, Congregações e Sindicatos. A partir daí foi criada uma Comissão Intercomunitária das Comunidades Atingidas pela Mineração que visa discutir sobre os impactos da mineração nas comunidades e buscar soluções conjuntas de enfrentamento a estes problemas como, por exemplo, o curso de Juristas Populares realizado pela CPT-PI e o Coletivo Antônia Flor em 2016.
Texto: CPT Piauí Imagens: Divulgação Diocese de Picos