Mais uma vez os grupos que atuam na prevenção e combate ao trabalho escravo do estado do Piauí participam do Intercâmbio dos Grupos. Realizado durante os dias 24 a 26 de agosto na cidade de Luís Corrêa (PI), 350km de Teresina, pela Comissão Pastoral da Terra-Regional PI (CPT-PI) o encontro é uma troca de experiências do trabalho realizado pelos grupos em diferentes municípios do estado apresentando suas principais dificuldades e aprendizados, valorizando as vivencias e culturas regionais, além de monitorar as atividades realizadas até o momento, aprimorando o segundo período de trabalho do ano.
A CPT PI conta hoje com seis (06) grupos de prevenção e combate ao trabalho escravo localizados em sete cidades do estado sendo estas: União, Monsenhor Gil, Miguel Alves, Porto, Barras e Currais.
Leia também
CPT PI realiza discussão com mulheres sobre abuso e exploração sexual na zona rural de União-PI
CPT Piauí realiza Seminário sobre Direitos no Campo e Lança Caderno de Conflitos 2017
Com a participaçaõ de 40 pessoas dentre eles homens, mulheres e jovens teve assessoria da estudante de direito Carmem Viana que facilitou a dscusão sobre “O que é política” e “Qual o papel da Juventude na política”, a jovem Gabriele dos Santos, participante do grupo de Porto (PI) fala sobre como fazer política em sua comunidade, “no momento em que lutamos pelos nossos direitos já estamos fazendo política”.
Trabalho de grupos e apresentação das experiências
A coordenadora do Eixo migração e trabalho escravo, Joana Lúcia, destaca a importância de mais um Intercâmbio dos Grupos para o trabalho de base e para o momento político em que vive o país, é um momento de troca de experiencia, cultura, e saberes entre os vários grupos acompanhados pela a Comissão Pastoral da Terra, além de ser, um momento de estudo e aprofundamento da atual conjuntura, que avança na retirada de direitos e violando a nossa constituição e nossa cidadania. Possibilita fazermos uma reflexão sobre essa situação e discutimos formas de enfrentamento a partir de nossa realidade local.
Os grupos renovam suas energias e voltam fortalecidos para o trabalho de base e a luta em defesa dos direitos de todos e todas.
Confira todas as fotos do Intercâmbio dos Grupo Aqui.
Texto e Fotos Teresinha Menezes