“Quero de joelhos ver meus filhos de pé”
A XVIII Romaria das Comunidades e Entidades Organizadas de Porto-PI, aconteceu no último dia 15 de junho, onde cerca de 700 pessoas participaram denunciando a violência contra a juventude, sobretudo na zona rural, e clamando por justiça, segurança e políticas públicas para a juventude.
Ainda é alvorada no sábado e os romeiros e romeiras, animados pela fé, se encontram na localidade Garapé das Pontes, onde acontece a oração e reflexão sobre o tema da Romaria e o chamado para a caminhada pelas ruas da cidade.
Leia também
Manifesto Audiovisual das Juventudes do Cerrado
CPT Piauí divulga os dados de Conflitos no Campo no estado
“Deus nos abençoe, Deus nos dê a Paz, a paz que só o amor é quem nos traz”, durante o percurso, cantos e orações toavam a caminhada até o sítio Santa Helena, bairro Alto Bonito, onde aconteceu a missa de encerramento e a entrega da Carta da XVIII Romaria das Comunidades aos pré candidatos a gestores municipais, para que estes assumam o compromisso de romper com a impunidade nos casos de assassinatos de jovens no município, a carta ainda exige que eles promovam e implementem políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda, reinserção social e fortalecimento da agricultura familiar, coibindo assim a violência crescente que assola o município.
Leia a Carta na íntegra
Porto, 15 de Junho de 2024.
Aos Pré-Candidatos a Prefeito(a) do Município de Porto
ASSUNTO: Carta de reivindicação das comunidades, assentamentos e juventude do município de Porto
Senhores Candidatos,
O Coletivo das Comunidades e Entidades da Sociedade Civil Organizada de Porto-PI tem como prioridade o trabalho coletivo, o qual tem como objetivo contribuir para as comunidades e assentamentos de Porto para que tenham acesso aos direitos básicos como educação, saúde, lazer, moradia e trabalho digno.
Como resultado dessa luta, realizamos no município de Porto a Romaria das Comunidades, que já está na 18° edição. Neste ano, a 18ª Romaria das Comunidades e Entidades tem como tema “Juventude e Paz”.
Nesse sentido, nos últimos anos, temos trabalhado diversos temas que fazem parte da problemática do município com o objetivo de sensibilizar a sociedade em geral, as organizações da sociedade civil, pessoas que compõem instituições públicas e, sobretudo, os trabalhadores e trabalhadoras, no conhecimento e garantia dos seus direitos.
Escolhemos “Juventude e Paz” como tema para a Romaria deste ano porque, infelizmente, a juventude em nosso município tem convivido diariamente com o desemprego, a falta de cultura e lazer, migração forçada, trabalho escravo, dependência química, tráfico e diversas formas de violência, que tiram a vida de muitos adolescentes e jovens de nosso município. Ultimamente, muitos jovens em nosso município têm perdido a vida, deixando mães e pais chorando, inconformados pela perda de seus filhos.
Para que não exista mais o extermínio da nossa juventude precisamos ter políticas públicas voltadas para esse segmento da nossa sociedade e que essas políticas sejam efetivas, cheguem às nossas comunidades, beneficiando quem nelas vive.
Nesse momento, em que estamos às vésperas de uma eleição para prefeito (além de vice-prefeito e vereadores), ressaltamos que é responsabilidade de uma prefeitura cuidar do bem-estar da população do seu município e criar as condições dignas para que as pessoas possam viver. Destacamos aqui algumas reivindicações das comunidades, assentamentos e da juventude de Porto e queremos a assinatura e o compromisso do senhor como candidato, caso seja eleito, a fim de atender as nossas demandas. São elas:
Criação de projetos de geração de trabalho e renda que atendam a necessidade dos moradores, em especial da juventude; Implantação de uma área de lazer e cultura para a juventude; Que tenhamos tratamento especializado os dependentes químicos; Que tenhamos a punição dos envolvidos nos assassinatos dos jovens vítimas da violência; Acompanhamento técnico para a produção de uma agricultura mais qualificada; Implantação de escolas que atenda as comunidades; Transporte escolar de qualidade para as crianças e jovens que necessitam estudar; Pavimentação e sinalização de estradas; Posto de saúde equipado para atender a demanda local; Políticas públicas para capacitar inserir nossos jovens no mercado de trabalho.
Como sabemos, a promoção e implementação de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda, reinserção social e fortalecimento da agricultura familiar, são meios que possibilitam ao homem e à mulher do campo viver com dignidade, coibindo assim a violência crescente que assolou nosso município e sabemos que isso é de interesse público e, de forma especial, de gestores que tem um compromisso e responsabilidade com seus eleitores e com sua cidade.
Portanto eu, ____________________________________________________________, se eleito prefeito do município de Porto, me comprometo em atender as demandas citadas acima.
Imagens:
Texto CPT Piauí – Imagens- Comunidade Kolping de Porto-PI