No dia 22 de junho a comunidade Olho D’água do Azevedo recebeu a 15ª Romaria das Comunidades com o tema “Juventude fé na vida e fé em Cristo” e lema “Serás libertado pelo direito a justiça. Is-1,27”. A comunidade onde ocorreu a romaria fica no município de Porto-PI, localizado a 160 km de Teresina. Cerca de 650 pessoas participaram da caminhada que teve inicio as 5:30h da manhã, encerrando com um almoço partilhado.
Este ano a romaria trabalhou dentro do tema da Campanha da Fraternidade -CF-2019 que trata das políticas públicas de forma especifica a juventude vendo mais uma vez a realidade do desemprego, das drogas, trabalho escravo e tantos outros problemas que a juventude sofre, sobretudo em comunidades rurais onde o difícil acesso a políticas públicas é ainda maior. Além das exigências para a juventude a comunidade Olho D’água do Azevedo elencou demandas de melhoria do atendimento de saúde pública, reforma da escola e melhoria das rodovias da região que estão abandonadas e esburacadas.
Com recorde de público a 15º Romaria das Comunidades de Porto-PI fez história e será um divisor de águas para o ato no município pela participação, e organização dos povos da terra, das águas e das florestas, “sem dúvida foi uma das maiores romarias que nós já tivemos.. vimos uma romaria bem participativa, tivemos pessoas de outras comunidades, outros municípios…com animação e empolgação.. hoje é muito difícil arrastar gente… mas no final fizemos um abaixo assinado reivindicando as demandas da comunidade Olho D’água…e como algo que fortalecesse a nossa juventude, nós solicitamos cursos profissionalizantes para os nossos jovens. A gente vê a necessidade que os nosso jovens tem em se capacitar… um outro problema também é a questão do trabalho escravo, as vezes o jovem sai desinformado, sem ter capacitação e acontece de jovem ser vitima de trabalho escravo .”– disse Raimundo Ferreira , presidente da Obra Kollping Piauí em depoimento sobre a romaria e o produto final do evento, um documento abaixo assinado pelos romeiros e romeiras presentes reivindicando as demandas da comunidade que posteriormente será entregue ao prefeito para o cumprimento do dever.
Organizada pela CPT-Diocesana de Campo Maior-PI, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Obra Kolping Piauí e Secretaria de Assistência Social de Porto a 15º Romaria das Comunidades mais uma vez reitera o papel do Estado de garantir os direitos das comunidades tradicionais do município de Porto-PI e apresenta as mulheres e homens do campo como sujeitos na transformação de suas histórias.
Texto e Imagem: CPT Piauí