Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Este sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade”, o 25º Grito dos Excluídos será realizado no próximo dia 7 de setembro em todo o Brasil. A mobilização é promovida pelas pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais e movimentos sociais.
As comunidades, paróquias e grupos discutem sobre quais são seus gritos e as melhorores alternativas frentes a eles. o Grito dos Excluídos se torna cada vez mais necessário diante do um cenário de violência, descaso do Estado e o cerceamento dos direitos das minorias conquistados a duras penas em que estamos vivendo.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é um ato simbólico das dores sofridas diariamente por comunidades pobres, pela população LGBTQ+, pelas trabalhadoras e trabalhadores explorados no campo e na cidade, por todas as mulheres violentadas e mortas pelo machismo, pelos jovens sem oportunidade e todas e todos os que vivem à margem da sociedade sentindo na pele a dor da exclusão.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é um grito de dor, mas também de esperança, um grito de amor, resistência e luta pelas minorias, de democracia e soberania popular.
CPT Piauí