O coletivo de comunidades do município de Nazaré do Piauí-PI me parceria com a Comissão Pastoral da Terra no Piauí, promoveram, no dia 12 de setembro, um encontro com os candidatos a prefeito e vereadores do município. Na ocasião foram apresentadas demandas das comunidades e assentamentos: Jordão, Cataréns, Matapasto, Rodeador, Sipaúba e Marmelada , todas localizadas no município de Nazaré do Piauí– PI. Estas comunidades reivindicaram políticas públicas importantes para a permanência na terra e garantia da produção das famílias que nelas moram.
A Comissão Pastoral da Terra no Piauí em conjunto com o Coletivo de comunidades, tem desenvolvido junto aos assentamentos e comunidades no município de Nazaré do Piauí, um trabalho de sensibilização e mobilização da sociedade, das entidades da sociedade civil organizada, das instituições públicas e, sobretudo, dos trabalhadores e trabalhadoras, no conhecimento e garantia dos seus direitos.
Após várias atividades realizadas, como encontros e reuniões com os moradores das comunidades e assentamentos, foram constatados diversos problemas como: falta de posto de saúde; falta de assistência técnica aos agricultores e agricultoras; as estradas em condições precárias de locomoção; falta de transporte escolar adequado; precarização da educação; falta de projetos de incentivo a geração de trabalho e renda; além da falta de espaços de lazer e cultura para a juventude. Enfim, ausência de diversas políticas públicas no município de Nazaré e, de forma especial, nas comunidades citadas.
Compreendendo que o processo eleitoral é um momento oportuno para dialogar com a sociedade e construir propostas que atendam às suas demandas e necessidades, o coletivo das comunidades apresentou os principais problemas apontados pelas famílias, bem como suas principais reivindicações para a próxima gestão do município de Nazaré do Piauí. Assim, as comunidades solicitaram a assinatura e o compromisso dos candidatos a prefeito e vereadores, caso sejam eleitos, suas ações venham atender atender as demandas do povo dessas comunidades e com este documento, o Coletivo de comunidades irá acompanhar o trabalho dos gestores e cobrar que realmente cumpram com o compromisso firmado.
Povos e comunidades organizadas, conhecedoras de seus direitos, reconhecem o papel dos gestores públicos e entendem que a política é de responsabilidade de todos e todas.
O candidato a prefeito da oposição compareceu ao encontro, bem como vários candidatos a vereadores que assinaram a carta compromisso apresentada pelo coletivo.