Estudos e discussões sobre temáticas de interesse coletivo estão sendo realizados junto aos grupos, comissões e comunidades acompanhadas pela CPT Piauí em todo o estado. Na tarde de hoje a partir das 14:30 acontece o segundo Seminário Juventude em Rede com o tema: “Eleições Municipais: Povo organizado é povo politizado”.
O encontro acontece de forma tele presencial e tem o objetivo de dar continuidade do trabalho de formação da CPT Piauí durante esse período de pandemia que ainda exige distanciamento social e muito cuidado.
O primeiro seminário ocorreu dia 28 de agosto, também de forma telepresencial, com o tema “Trabalho Escravo: Migração e refúgio no Piauí” onde os grupos e comissões identificaram muitos trabalhadores retornando de outros estados para o Piauí devido à pandemia, muitos destes foram demitidos e receberam direitos parciais ou mesmo nenhum direito. Outros ainda sofreram preconceito de vizinhos pela doença ao retornar a suas casas.
Nesse segundo Seminário, pela proximidade do próximo pleito dia 15 de novembro, o tema aborda as eleições municipais discutindo a importância de conhecer as propostas e entender o processo e as funções de todos os representantes que serão eleitos.
O estudo é feito através de uma gincana do conhecimento, onde os grupos e comissões recebem tarefas pré-estabelecidas antes do encontro e apresentam seus resultados para todas e todos durante o evento. É uma forma de envolver a comunidade, a participação e a construção coletiva do momento.
Participam do Seminário representantes de grupos e comissões dos municípios de Currais, União, Porto, Barras e Campo Largo no Piauí.