Todas as formas de resistencia são válidas e quando construidas em coletivo para o coletivo os resultados são sempre grandiosos…
Nos dias 14 e 15 de junho cerca de 50 jovens de diferentes municípios do estado estiveram reunidos no Centro Guadalupe em Teresina-PI trocando experiências, aprendizados, saberes e sabores fortalecendo um ao outro na defesa do trabalho digno. Os jovens que participaram do “Intercambio dos Grupos” fazem parte de comunidades acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra – CPT–PI em diferentes municípios do estado como: União, Barras, Porto e Currais.
O encontro teve inicio dia 14 de junho com a participação na manifestação da Greve Geral contra a reforma da Previdência e aos cortes da educação, não podia ser diferente, a CPT estava lá somando forças a todas e todos os manifestantes contra essa reforma violenta e cruel onde quem mais será prejudicado são as mulheres e os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Sob palavras de ordem a juventude da CPT –PI deu o seu recado “Juventude do campo e da cidade na luta por direito, educação e liberdade”.
À tarde foi construída uma análise de conjuntura dialogada, onde cada grupo pode falar das suas impressões a cerca da situação política, econômica e social do país, estado e de seus municípios além de tirar dúvidas sobre a proposta da reforma da previdência. Foi um momento rico de saberes e oportuno diante da crise política que está instalada no país.
Uma das propostas do encontro era de fazer um resgate histórico da criação dos grupos e da atuação da CPT –PI nos municípios onde é realizado o trabalho de base. Alem disso cada grupo construiu como material de comunicação frente ao trabalho Escravo no seu município uma peça que será utilizada como ferramenta de prevenção e combate à realidade local.
Texto e imagens : CPT Piauí